segunda-feira, 7 de abril de 2008

[História] Foram os negros!

Fala galera, tenho estudado nesses últimos dias e a isso atribuo minha ausência.
Vou iniciar uma coletânia de posts sobre a HISTÓRIA DO ROCK. Desde os primórdios até os dias de hoje. Explorando os artistas, as musicas e contextualizando com a geopolítica e os acontecimentos da época. No final: Uma sínteze e a "árvore genealógia" abrangindo os estilos do rock. Perceba a música anda colada com a história da época.

---------------------------------------------------------------------------------
Origem do Rock and Roll.
Blues + Jazz = Rock 'n Roll

Música negra (Blues): A base do rock. Os negros escravos trazidos da África, para as plantações de algudão nos EUA, criaram o Blues, inicio do século XX. Ess ritmo era focado no vogal e tinha como base o violão. A música é melancólica, tendo amores desfeitos e a bebida como tema. Inicialmente, o ritmo tinha a função de aliviar o trabalho duro imposto aos escravos. Com a abolição da escravatura, os negros se dispersaram e alguns foram para as cidades, levando consigo os cantos de blues. O aparecimento deste novo proletáriado teve como consequência direta a grande procura por divertimentos: lojas de bebidas sala de jogos, casa de prostituição - locais onde a música dava a tônica
Desenvolvia-se também a música gospel negra, que embora obedecendo as escalas de blues, caracterizavam-se por rítmo frenético ou mesmo sensual, canções de redenção e esperança para um povo oprimido. A música era acompanhada por piano ou órgão.

Principais representantes do blues:
Sonny Boy Williamson: grande gaitista.

Bessie Smith: A maior de todas as cantoras de blues. Veja no vídeo a bebida...

Bo Didley: Precursor da batida do rock.

Música branca (Jazz): Enquanto o blues tomava seu rumo. Nas grandes cidades se tocava o jazz. Baseado na improvisação e marcado por bandas maiores e arranjos mais elaborados, com precursão e instrumentos de sopro. A música era vibrante, entusiástica. Embora criado por negros, o ritmo caiu na graça do brancos. Sendo tocado em muitos bailes.

Principais precursores do jazz:
Miles Davis


John Coltrane

A Fusão: o êxodo rural, provocado pelo desenvolvimento das indústrias e a economia de guerra, havia levado mais gente para as cidades, forçando a convivência entre negros e brancos. Favorecendo a influência mútua entre a música negra (blues e seus derivados) e a música branca (principalmente country e jazz). Da fusão do blues original com os rítmos mais dançantes dos brancos surgiu o rhythm and blues (R&B), que levou a música negra ao conhecimento da população consumista.
No pós 2ª Guerra Mundial, os EUA saíram como grande potencial mundial. O sofrimento da guerra foi aliviado com a música, prezando o gozo da vida. Unindo a isso, temos uma população estadunidense mais consumista e com mais dinheiro para gastar. Esses fatores propiciaram a divulgação do rock ‘n roll primitivo.
Com o forte consumismo, baseado no “american way of life”, os jovens passaram a ter maior liberdade de escolha, assim como produtos destinados exclusivamente a eles. Esses se sentiram atraído pelo R&B, negando a música branca de seus pais.
A aceitação deste tipo de música pelo público de maior poder aquisitivo levou a incipiente indústria fonográfica da época a investir na evolução do estilo e procura e contratação de novos talentos, principalmente na procura de um jovem branco que pudesse domar aquele estilo aliando a ele uma imagem que pudesse ser vendida mais facilmente. Tornaram-se comuns os relançamentos de versões de músicas dos negros re-gravadas por artistas brancos, que terminavam por tirar os verdadeiros criadores do estilo do topo das paradas.
Houve uma revolução nos costumes, o sexo passava a ser considerado diversão. As canções de amor por pressão do público comprador passavam a dar lugar a letras mais sacanas, embora muitas vezes fosse necessário criar versões atenuadas de versos mais diretos.

Sobre a origem, assemelha-se do Funk Carioca. Este estilo também foi criado pelas camadas mais pobres da cidade, tendo atraído primeiramente o público jovem, até os ricos. Sendo considerado vulgar pela sociedade conservadora, por suas letras sacanas e dança sensual.

O Criador: Não foi Elvis, Chuck Berry ou Bill Haley o criador do Rock. Apesar de ser um estilo musical de origens diversas e marcado pela complexidade. O disk jokey Allan Freed, radialista de programas de rhythm and blues de Cleveland, Ohio, que primeiro captou e investiu na carência do público jovem consumista por um novo tipo de música mais energética e primeiro percebeu o potencial comercial da música negra. Foi o que “inventou” o termo “rock and roll”
OBS: “Rock and Roll” era uma gíria dos negros estadunidenses, referente ao ato sexual. O disk usou o termo, dando o nome do novo estilo musical.
Ele criou um programa de rádio, que divulgava o R&B, e mais tarde o rock.

Precursores do R&B:
LaVern Baker

Na Inglaterra, The Animals, The House Of The Rising Sun.


é isso, continua. Abraços
Fonte: http://whiplash.net/materias/historia/000080.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rhythm_and_blues
http://www.ejazz.com.br/ojazz/default.asp
http://guia.mercadolivre.com.br/origem-historia-blues-so-faceis-tocar-mas-dificeis-interpretar-jimi-hendrix-14815-VGP
-----------------------------------------------
Os puxas-sacos:The Clash foi influenciado por The Who, banda de rock britânica surgida nos anos 60. Essa banda tinha temas recorrentes de rebelião juvenil e confusão sentimental, ajudando na criação do Punk Rock.
Por onde anda:Alice in Chains, uma banda da década de 90, sendo um dos principais representantes do movimento grunge. O integrante da banda, Staley, morreu em 2002 de overdose. A partir dai, a banda parou de porduzir novas músicas e só viveu de participações em concertos e shows. Em 2007, a banda afirmou que se fosse produzido novos materiais, essa mudaria de nome. A banda pretende entrar em estúdio para gravar o novo álbum, visando lançamento em 2008.

7 comentários:

Anônimo disse...

Olha me perdoe mas há certas incoerencia no texto.Primeiramente NÃO se tem certeza de qual foi a primeira banda de rock da história.O que se tem são registros de muitos grupos em sua grande maioria de negros que cantavam e tocavam um novo ritmo que se assimilhava muito com o blues dos negros e acabou gerando o Rock.Outra coisa é a comparação do Rock com o funk carioca.Ok tudo bem,admito que ambos surgiram das camadas mais desfavorecidas da sociedade,mas é de certa forma triste ver comparações de um estilo que hoje se tem o seu maior hit uma música que atende pelo nome de ''Creu'' com a belíssima historia do Rock and Roll.E por fim as não menos importante,uma crítica pessoal,po chamar o The Clash de puxa saco soa meio mal né!Alias eles nao são u Simple Plan da vida,eles foram o The Clash.Mas fora isso o texto foi muito bem escrito e muito interessante mostrar as origens do Rock and Roll.Espero que comentem sobre a história do Rock nacional também.

Abraços
Ivan Siqueira

Lopezz disse...

obrigado pelo comentário ivan!

vlw pela colaboração =]

Velho disse...

Achei um bom post,bons videos bem falado mas chama o clash,na minha opiniao melhor banda punk,por que nao era tao punk(foi mal nao so mto fa do pistols,mas respeito quem gosta).Fora isso mto bom matheus

Lopezz disse...

realmente matheus, comparar funk com rock foi forçar a amizade xD

mas o pior é que é verdade...

bom texto

Matheus Tavares disse...

1- FUNK
leiam q eu coloquei EM RELAÇÃO ORIGEM, somente isto...Não estou comparando a musica, influencia mundial....Ate pq não tem nem comparação...
Por mais q o funk seja supérfluo.

2- ORIGEM
"Não se tem certeza de qual foi a primeira banda de rock da história"
eh um estilo musical de origens diversas e marcado pela complexidade. Não entendi pq da incoerência...o rock surgiu de varias bandas, ate citei exemplos, e de vários estilos, principalmente do jazz e blues...
não citei em momento algum um banda q tenha "criado" o rock. O Disk Allan Freed foi apenas um dos primeiros há formar o estilo do rock...Além de dar uma nomeação a este.

3- THE CLASH
Não foi maldosa a definição de puxa-saco para esta banda, eh apenas um termo irreverente, um modo mais hilário de se dizer q eles tinha THE WHO como influência e a partir disso, desenvolveram o PUNK-ROCK com uma carreira brilhante.

Continuem a criticar...são construtivas, e em função disto, eu tento sempre argumentar e melhorar meus próximos posts. xD

Carina disse...

Tem uma coisa muito errada no seu texto: o jazz também foi uma música inventada pelos negros, não é "música branca." Vamos dar os devidos créditos a quem merece.
Qualquer dúvida, leia A História Social do Jazz, de um historiador.

Unknown disse...

Acredito que comparação é bem feita com o funk. Tem que estudar e conhecer pra dizer que não se compara... Porque, assim como o samba (que também foi colocado como patrimônio nacional quando brancos começaram a interpretar), era estigmatizado pela "elite". O funk tem diversos gênios, mas obviamente o que vende, em geral é o que ouvimos por aí (e achamos que se encerra nisso).

A mesma história (exceto pelo elemento do racismo) tem o tango...